Blog
Manutenção Preventiva de Impressoras
Provavelmente, a maioria das pessoas só lembra da manutenção preventiva quando a impressora para de funcionar de repente.
Para evitar dores de cabeça é preciso estar atento aos equipamentos e realizar a manutenção preventiva das impressoras com periodicidade.
Como o próprio nome diz, este tipo de manutenção serve para prevenir que o equipamento comece a apresentar defeitos ou estrague de vez, devido a problemas como acúmulo de resíduos ou peças quebradas, que normalmente surgem após algum tempo de utilização da impressora.
O que é manutenção preventiva e por que fazer?
O tipo de manutenção serve para limpar os resíduos que se acumulam com o tempo na impressora, para lubrificar e regular o aparelho. Não investir na manutenção preventiva, por sua vez, é algo que pode resultar em danos e gastos muito maiores, como ter que comprar uma impressora nova ou ter que ficar sem o equipamento na empresa porque ele parou de funcionar de vez. Ou seja, a assistência técnica é o que garante que a impressora funcione da melhor forma, com preço acessível.
Dicas de Manutenção preventiva
– Não use solventes ou produtos de limpeza à base de amônia. O certo é usar álcool isopropílico ou etílico. Use um pano sem fiapos embebido em álcool ou umedecido com água.
– Sempre inspecione os rolos de captação de papel quanto a poeira. Os rolos coletores de papel acumulam poeira e precisam ser limpos periodicamente.
– Quando os rolos ficam brilhantes e parecem “envidraçados”, eles precisam ser substituídos.
– Inspecione sempre as almofadas de separação quanto a poeira. Tal como acontece com os rolos de captação, limpe com álcool ou um pano sem fiapos umedecido com água. Almofadas de separação devem ser substituídas ao mesmo tempo que os rolos de captação.
– Os rolos de transferência devem ser limpos se estiverem realmente sujos, mas é importante não tocar nos rolos com os dedos descobertos. Um pano seco sem fiapos deve ser usado, e se muito toner derramar no rolo de transferência, a única opção é substituí-lo.
– Inspecione regularmente os espelhos em busca de poeira e sujeira. Estes são melhor limpos com ar comprimido filtrado ou um pano sem fiapos ou cotonete umedecido com limpador de lentes.
– Por fim, inspecione os roletes do conjunto do fusor em busca de marcas e substitua-os se houver manchas presentes.
Seguir essas dicas vai garantir que você precise de menos chamadas de serviço, que seu fluxo de trabalho não será interrompido em momentos críticos e certamente aumentará a vida útil da impressora.