Blog
Impressoras que revolucionaram o mundo
As impressoras facilitam a comunicação, permitindo imprimir, copiar e escanear arquivos. Esse item essencial em nosso dia a dia foi evoluindo ao longo dos séculos e alguns modelos fizeram história…
Conheça os modelos de impressoras que revolucionaram o mundo!
Prensa de Gutenberg
O alemão Johann Gutenberg é o “pai” da tipografia e da impressão. Gutenberg, no século XV, revolucionou a história ao inventar a impressão tipográfica. Por meio dessa criação, foi possível reproduzir palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou tipos móveis, tornando mais amplo e mais rápida a impressão.
A primeira fotocopiadora
Chester Floyd Carlson, físico norte-americano, desenvolveu em meados da década de 1930, a primeira impressora fotocopiadora do mundo. O modelo funcionava da seguinte forma:
Por meio da eletricidade estática presentes em cilindros, a impressora registrava o material que precisava ser impresso através da imagem do documento original que era refletida por um sistema de espelhos. O cilindro armazenava a ilustração original, e um toner acoplado ao sistema permitia a impressão da cópia da imagem.
Xerox
Se hoje em dia “xerox” é sinônimo de fotocópia, isso se dá por conta do sucesso do modelo Xerox 914, lançado em 1959. Esse item foi a primeira fotocopiadora automatizada do mundo e revolucionou a cópia de livros e documentos.
Epson EP-1010
A primeira mini impressora do mundo foi lançada na década de 1960, pela Epson. O modelo EP-101 surgiu para auxiliar nos jogos olímpicos de Tóquio, fazendo o registro das marcas dos atletas que passavam pela linha de chegada nas provas de atletismo.
O sucesso foi tanto, que passadas as Olimpíadas o modelo passou a ser vendido comercialmente e atingiu mais de 1 milhão de unidades vendidas. A impressora servia para a impressão de recibos, bilhetes de passagem e comprovantes em geral. O modelo tinha 10 cm de altura, com 13 cm de largura e pesava 2,5 kg.
Impressora 3d
A SLA-250, da marca 3DSystems, é considerada a primeira impressora 3d do mundo. O modelo era capaz de imprimir objetos através de dados digitais transmitidos do computador para o aparelho.
Impressora espacial
A primeira impressora a ser levada para o espaço foi a Stylus Color 800, em 1998. O modelo fez parte da missão STS-95 do ônibus espacial Discovery. Os objetivos principais do STS-95 incluíram a realização de uma variedade de experimentos científicos no módulo SPACEHAB pressurizado, a implantação e recuperação da carga de folheto livre espartano, e operações com o Hubble Space Telescope Orbiting Systems Test (HOST).
Depois dessa volta ao passado, fica claro a importância das impressoras ao longo da história. Por meio delas, é possível imprimir documentos com agilidade e qualidade.
A Espaço Print sabe como as impressoras são importantes em nosso dia a dia. Por conta disso, a empresa oferece os melhores serviços de reparo e aluguel de impressoras.