Blog
Entenda a importância da manutenção de impressoras
Manutenção de Impressoras
Se você trabalha em um escritório ou faz home office, saiba que a impressora é um equipamento que necessita de cuidados para continuar funcionando de maneira satisfatória.
Fazer a manutenção de impressoras é uma forma de otimizar a vida útil dos equipamentos e garantir que eles não vão deixá-lo na mão quando for preciso fazer uma impressão ou digitalizar algum documento.
A seguir, nós explicaremos mais a fundo qual é a importância de realizar essa manutenção e mostraremos o que você pode fazer para garantir o bom funcionamento da sua máquina.
Ficou interessado? Então, continue com a leitura!
Qual a importância da manutenção de impressoras?
Equipamentos eletrônicos (como impressoras, celulares e computadores) sofrem um desgaste natural de suas peças devido ao uso contínuo. É justamente por isso que as impressoras dão tantos problemas e precisam de reparos periodicamente.
A falta de manutenção faz com que as peças das impressoras se danifiquem cada vez mais e percam a sua eficiência, o que também acaba comprometendo a qualidade das impressões. Em casos mais graves, o equipamento pode, até mesmo, deixar de funcionar.
Manutenção de impressoras: qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?
Poucas pessoas sabem, mas existem dois tipos de manutenção de impressoras: a preventiva e a corretiva. O primeiro tipo de manutenção diz respeito aos cuidados que devem ser tomados enquanto a máquina ainda está funcionando perfeitamente, para evitar o futuro desgaste das peças ou o surgimento de possíveis problemas.
Já a manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, serve para resolver um contratempo urgente. Geralmente, acontece quando a impressora apresenta algum defeito e, por isso, deixa de funcionar.
A maioria das pessoas e empresas investem em manutenções corretivas, ou seja, elas esperam o problema surgir para, então, resolvê-lo — mas essa não é a melhor opção. Imagine que o seu escritório tenha apenas uma impressora: se ela parar de funcionar e você precisar levá-la para o conserto, todo a produtividade será prejudicada.
Quem investe na manutenção preventiva das impressoras não corre o risco de passar por esse tipo de imprevisto. O ideal é que essa manutenção preventiva de impressoras de escritórios de grande e médio porte seja realizada de seis em seis meses. O prazo para impressoras de uso doméstico se estende de oito a doze meses.
Manutenção de Impressoras: quais os benefícios da manutenção preventiva?
Poupar custos
Engana-se quem pensa que as manutenções preventivas são mais custosas porque acontecem com mais frequência. A manutenção corretiva pode demorar para acontecer, mas o seu valor é sempre elevado.
Consertos de emergência tendem a ser mais caros justamente por se tratarem de uma urgência. Além disso, as impressoras que precisam de manutenção corretiva geralmente estão com problemas sérios e, por isso, param de funcionar. Em casos mais graves, pode ser que a máquina não tenha mais conserto.
Manter a eficiência da máquina
Como já foi dito, a falta de manutenção pode ocasionar a danificação de peças que comprometem o bom funcionamento do equipamento. Impressoras que estão sempre sendo bem cuidadas operam com quase 100% de sua eficiência, o que garante uma boa qualidade das impressões.
Otimizar a vida útil da impressora
Por mais que você cuide da sua impressora, uma hora ela vai parar de funcionar, isso é fato. Todo equipamento eletrônico tem uma vida útil pré-determinada, no entanto, existem algumas maneiras de estender esse prazo — e uma delas é fazendo a manutenção preventiva.
Quanto mais você cuidar das peças da sua impressora, mais tempo vai demorar para ela se desgastar a ponto de não funcionar mais. De certa forma, essa também é uma maneira de economizar, pois você não vai precisar comprar outra impressora tão cedo.
Manutenção de impressoras: como manter em dia?
A manutenção preventiva não precisa ser feita apenas pelo técnico. Você mesmo pode cuidar da sua impressora por meio de algumas atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Acompanhe as nossas dicas!
Faça a limpeza da sua impressora
Limpezas mais profundas devem ser realizadas apenas por um técnico, no entanto, a limpeza do cabeçote pode ser realizada por qualquer um.
Remova o cartucho e limpe o cabeçote apenas com água morna, espere até que a peça seque completamente para recolocá-la na impressora. Esse procedimento deve ser feito, ao menos, uma vez por mês.
Utilize produtos adequados para a limpeza
Mais importante que limpar a impressora é se certificar que você está usando os produtos corretos. Jamais utilize solventes ou produtos com base de amônia para fazer essa limpeza. Se a sua intenção é tirar o pó do exterior da máquina, um pano umedecido com álcool isopropílico ou etílico é o suficiente.
É importante ressaltar que não há necessidade de fazer uma limpeza completa por dentro da máquina. Higienize apenas o exterior e a parte por onde o papel entra e sai, para não sujar as impressões.
Preste atenção nos níveis de tinta
Realizar uma impressão quando os níveis de tinta estão baixos pode danificar o equipamento, pois você está, de certa forma, fazendo a sua impressora funcionar a força. Inclusive, as máquinas mais modernas se recusam a funcionar e mostram uma mensagem de erro quando os níveis de tinta estão baixos.
Se a sua impressora é mais simples, uma boa forma de saber se a tinta está acabando e checar a qualidade das impressões. Se as cores estiverem fracas e os traços, falhos, isso significa que a tinta está prestes a acabar.
Compre o cartucho certo para o modelo da sua impressora
Não caia na tentação de comprar o cartucho mais barato disponível no mercado: lembre-se que o barato, no futuro, pode sair caro. Opte por cartuchos ou toners originais e que sejam compatíveis com a marca e modelo da sua impressora. Além de prejudicar a qualidade das impressões, os cartuchos duplicados causam danos irreversíveis às peças do equipamento.
Temos certeza que, depois de ler todas as informações contidas neste texto, não devem restar dúvidas sobre a importância da manutenção de impressoras. Se você seguir todas as nossas dicas, temos certeza que a sua máquina nunca mais vai deixá-lo na mão.
Já conhece a Espaço Print, assistência técnica especializada em manutenção de impressoras?
A Espaço Print está no mercado há mais de 10 anos. Conta com Técnicos Qualificados e Certificados. Possui estrutura adequada para manutenção em impressoras, recargas de cartuchos e Plotter.
Prezamos pela completa confiança de nossos clientes, fornecendo serviços da mais alta qualidade e o total suporte técnico pós serviços, sanando dúvidas de funcionamento, instalação e entre outros. Assumimos o compromisso de atender e até superar as expectativas de nossos clientes através da melhoria contínua de nosso trabalho. Acima de tudo, temos a certeza de que a garantia de nosso sucesso está na satisfação de nossos clientes.
Entre em contato conosco para ter a melhor solução para você e sua impressora.