Blog
Como surgiu a impressora 3D?
Se você acha que impressora 3D é uma criação recente, saiba que elas foram criadas em 1984, nos Estados Unidos, pelo engenheiro físico Charles Hull. Para Hull, o que levou a criação das impressoras 3d foi a necessidade de agilizar o processo de impressão de objetos.
Antes do desenvolvimento das impressoras 3D, para produzir um protótipo de qualquer objeto era necessário modelar a peça de forma manual e depois criar um molde para ele. Esse processo além de caro, era demorado. Já com as impressoras 3D, a produção de qualquer objeto é mais simples, já que a impressora funciona da seguinte forma: cria-se um objeto em um software específico para essa finalidade, depois, a imagem do objeto é enviada para a impressora 3D. A impressora, então, começa a imprimir camadas, sobrepondo uma em cima da outra até formar todo o objeto tridimensional.
Após a criação da impressora 3D, Charles Hull fundou a 3DSystems, empresa pioneira na impressão tridimensional. O primeiro modelo lançado pela empresa foi a SLA-250, que utilizava a estereolitografia (impressão de camada por cima de camada) para imprimir objetos utilizando fotopolímero curável – um tipo de resina líquida – que é endurecido pela aplicação de luz ultravioleta. Esse tipo de impressão recebeu o nome de SLA
Não demorou muito para outras empresas aparecerem no mercado. Em 1989, a empresa 3D Modeler, liderada por Scott Scrump criou um novo método de impressão tridimensional, chamado de Fused Deposition Modeling (FDM), ou seja, modelagem por fusão e deposição, utilizando materiais termoplásticos que se tornam mais maleáveis na hora da modelagem.
Impressão SLA x FDM
Cada tipo de impressão é direcionado para uma finalidade específica.
A impressão SLA é recomendada para:
– Objetos que necessitam de um acabamento mais detalhado.
– Criação de moldes para facilitar a produção em massa (por exemplo, brinquedos).
– Elaboração de objetos que não precisam ter grande durabilidade e resistência.
Já a impressão FMD é indicada para:
– Criação de protótipos.
– Impressão de objetos de baixo custo.
– Alto volume de impressão.
– Produção de objetos que não precisam de acabamentos cheios de detalhes (por exemplo, acessórios de cozinha).
Fascinante, não é mesmo?
Em breve, as impressoras 3D estarão ainda mais presentes em nossa rotina, como já ocorre com as tradicionais impressoras jato de tinta e laser.
A Espaço Print sabe como as impressoras são importantes em nosso dia a dia. Por conta disso, a empresa oferece os melhores serviços de reparo e aluguel de impressoras.
Conheça os serviços disponíveis na Espaço Print:
Compra e venda de cartuchos de impressora
Entre em contato conosco e solicite o orçamento.