Blog
Como manter a impressora de sua empresa segura
Com a tecnologia crescendo em nossas vidas cotidianas, a segurança está se tornando uma grande preocupação para todos, mas as empresas talvez enfrentam os desafios mais difíceis. Se você é dono de uma pequena startup ou uma grande empresa, a segurança na internet está se tornando uma prioridade máxima e as redes de impressoras não são exceções.
Embora os equipamentos de impressão possam não ser sua primeira preocupação quando se trata de segurança no escritório, as impressoras de trabalho são uma das máquinas mais frágeis se tratando em falhas de segurança. As impressoras de hoje certamente superaram suas antecessoras com processadores avançados, memória, armazenamento, software e firmware, todos os quais, infelizmente, as tornam ainda mais vulneráveis, por conta da maior parte das impressoras de escritório estarem conectadas em uma única rede. O risco é grande, já que uma falha de segurança em apenas uma impressora poderia causar estragos para todo o negócio.
Muitos esquecem que alguns dos dados mais sensíveis do negócio são passados por essa rede, seja como uma impressão direta ou através das funcionalidades de cópia e digitalização de documentos. Sem as medidas de segurança certas, as empresas correm o risco de perder alguns de seus dados mais confidenciais para hackers.
Felizmente, a tecnologia inovadora fornece soluções, bem como possíveis problemas na forma de medidas avançadas de segurança. Juntamente com algumas práticas simples, optar por uma impressora mais segura com alguns desses recursos pode proteger os seus dados e de seus clientes.
Alterar senhas padrão
As medidas mais simples são, muitas vezes, as mais negligenciadas. Alterar quaisquer senhas padrão que venham com suas máquinas pode soar básico, mas muitos esquecem ou simplesmente não conseguem fazer isso por preguiça. É essencial trocar a senha da impressora logo depois de configurar a máquina pela primeira vez.
Manter as impressoras atualizadas
Novamente, pode ser fácil adiar qualquer atualização de firmware quando você tem uma agenda de trabalho ocupada, mas ao fazê-lo, você deixa suas impressoras vulneráveis a ataques. Sempre que aparecer uma notificação de atualização da sua impressora, faça download da nova versão e instale a atualização.
Permissões do usuário
Com uma impressora que permite definir permissões individuais do usuário, você pode controlar quem imprime o que. Isso te ajuda a manter um olhar mais atento para o que está sendo impresso e evita possíveis problemas. Você pode restringir os recursos que seus funcionários usam, as máquinas que eles podem imprimir e até mesmo o quanto eles podem imprimir, o que é ótimo para gerenciar custos, bem como segurança.
Criptografar dados
Certifique-se de que os dados são criptografados em sua rede de impressoras. Em uma rede em grande escala com várias impressoras e scanners esse recurso é especialmente importante. Certifique-se de que, se alguém optar por digitalizar o documento e enviá-lo por e-mail ou copiar para uma pasta compartilhada, os dados que viajam entre dispositivos sejam mantidos em segurança.
Armazenar dados
As impressoras agora têm memórias maiores do que nunca, permitindo que você armazene ainda mais dados e imprima trabalhos em uma máquina, mas isso pode ser um grande risco de segurança se não for gerenciado corretamente. Procure uma configuração de impressora ou rede que permita definir por quanto tempo os dados são armazenados em cada máquina. Dessa forma, depois de um tempo, o trabalho de impressão é apagado do hardware, em vez de ficar vulnerável para que qualquer pessoa imprima aquele arquivo.
Se você precisa de ajuda para melhorar a segurança das impressoras do seu negócio, conte com a Espaço Print. Somos especialistas em aluguel de impressoras para empresas.
Conheça os serviços disponíveis na Espaço Print:
Compra e venda de cartuchos de impressora
Entre em contato conosco e solicite o orçamento.