Blog
Como funcionam as impressoras a laser
Uma porcentagem significativa de locais de trabalho e uma enorme quantidade de indústrias usam impressoras todos os dias, e impressoras de trabalho tendem a ser máquinas a laser em vez de impressoras jato de tinta.
Como uma impressora a laser realmente funciona é um mistério para a maioria das pessoas, por isso, estamos aqui para explicar exatamente como os documentos vão de tela em página usando uma impressora a laser.
Elas trabalham usando um fio aquecido para carregar um tambor, que é então passado por um laser que inverte a carga nas áreas que ele atinge. As áreas agora negativamente carregadas do tambor representam a imagem ou texto a ser impresso.
Um rolo de toner é passado sobre o tambor, e partículas de toner grudam nas áreas negativamente carregadas. Uma folha de papel é então alimentada sob o tambor revestido de toner e o toner é passado para sua superfície, criando uma cópia da impressora de um documento ou imagem digital.
Com as primeiras impressoras a laser sendo disponibilizadas comercialmente em 1976, a impressão a laser provou-se como uma solução de impressão confiável e eficaz.
Incorporando a tecnologia de raios laser para fornecer saídas de alta precisão, as impressoras a laser são a escolha perfeita para escritórios e locais de trabalho.
Passo a passo: O processo de impressão a laser
O processo de impressão a laser é fundamentalmente diferente do processo de impressão do jato de tinta, que utiliza fluxos de precisão de tinta para imprimir no papel.
O processo de impressão a laser envolve 9 etapas-chave.
– Os dados necessários para serem impressos são transferidos do computador para a impressora a laser. Isso geralmente é feito através de um cabo ethernet ou sem fio se a impressora tiver recursos Wi-Fi.
– A impressora então tem que atingir a temperatura necessária através do aquecimento do fio. Este fio, uma vez aquecido, passa uma carga estática elétrica para a unidade de tambor.
– A unidade do tambor, agora carregada positivamente, está pronta para receber o raio laser e iniciar o processo de transferência de dados diretamente para o tambor.
– Uma vez ativado o laser, o feixe reflete de uma unidade de espelho em movimento que direciona o feixe diretamente para a unidade do tambor.
– Nas áreas onde a viga bate no tambor, a carga é alterada de negativa para positiva. As áreas negativamente carregadas agora representam onde as partículas de toner irão aderir ao tambor e diretamente serem transferidas para o papel.
– O rolo de tinta agora começa a revestir o tambor com toner. O toner é composto por partículas microscópicas de tinta que, agora carregadas positivamente, aderem às áreas negativamente carregadas na unidade do tambor.
– Uma folha de papel carregada positivamente é agora passada perto do tambor, atraindo as partículas de toner carregadas negativamente para a página.
– O papel, agora contendo o conteúdo tatuado, é passado para a unidade onde os rolos fundem as partículas de toner ao papel.
– A página é então passada para o outro lado da copiadora, e agora você tem uma impressão bem sucedida!
Componentes da impressora a laser
Uma impressora a laser moderna é composta por 8 componentes principais, cada um essencial na produção da excelente qualidade de impressão que estamos acostumados hoje. A anatomia de uma impressora inclui:
Fonte de alimentação: Exigindo uma alta tensão para carregar o tambor, a fonte de alimentação trabalha para converter a corrente em tensões mais altas necessárias para o processo de transferência.
Tambor fotossensível: O papel da unidade de tambores é atrair partículas de toner carregadas positivamente para sua superfície. Para isso, as impressoras a laser geralmente usam um fio que carrega uma alta tensão. Uma vez que o tambor é adequadamente carregado, o raio laser é guiado para a superfície do tambor através de espelhos que escaneiam precisamente as imagens na superfície do tambor.
Cartuchos de toner: Impressoras a laser usam partículas de tinta microscópica em uma forma em pó conhecida como toner. Uma vez aquecido, o toner derrete permitindo que ele seja fundido às fibras de papel sob pressão.
Como cartuchos de jato de tinta, o toner é mais comumente usado nas cores CMYK. Juntas, essas cores podem recriar qualquer paleta de cores.
Fios: O fio primário é responsável por carregar positivamente a unidade do tambor para que a unidade do tambor seja capaz de atrair as partículas de toner para sua superfície.
O fio de transferência recebe uma carga negativa a fim de carregar negativamente o papel e retirar as partículas de toner da superfície do tambor para a folha.
Ambos os fios requerem altas tensões para criar carga adequada, este é fornecido pela fonte de alimentação de alta tensão.
Unidade fusora: A unidade fusora é composta por dois rolos aquecidos usados para fundir fisicamente as partículas de toner no papel.
Usando altos níveis de calor e pressão, as partículas de toner em pó são derretidas e formam uma forte ligação com o tecido do papel.
Dada a alta velocidade que a unidade fusora opera, a folha tem o mínimo de contato possível com o papel, o que evita o risco de incêndio.
Coletor de resíduos: O coletor de resíduos é usado para coletar o excesso de toner do tambor fotossensível que não é usado durante o processo de impressão. O excesso de toner é depositado em um reservatório e, uma vez cheio, a garrafa de toner de resíduo deve ser substituída.
Quer saber mais sobre impressoras a laser? Conte com a Espaço Print. Teremos prazer em ajudar você!
Realizamos diversos trabalhos, como:
Compra e venda de cartuchos de impressora
Entre em contato conosco para ter a melhor solução para você e sua impressora.