Blog
Como escolher uma impressora para home office
A mesma necessidade que um escritório comum possui em ter equipamentos de qualidade, o trabalho home office também precisa, ainda mais por se tratar de algo mais prático e cômodo.
Imprimir documentos, relatórios, fichas, planilhas, imagens e outros dados fazem parte de um trabalho costumeiro numa empresa, inclusive home office. Uma forma de estar preparado para qualquer ocasião que se exija uma impressão é justamente disponibilizar equipamentos que ofereçam vários tipos de impressão.
Geralmente é a primeira coisa a se analisar: quanto de impressão minha empresa home office precisa? Se você não sabe essa pergunta, pare o processo de aquisição e faça de tudo para respondê-la. Se ainda não tem como saber, vale a pena fazer um período de teste, para então ter uma ideia mais precisa.
O volume de impressão significa, literalmente, quantas impressões você fará por período (vamos trabalhar com o período mensal para poder se encaixar nos outros custos da empresa). E, para isso, todas as impressoras mostram qual sua capacidade máxima de impressão e sua autonomia. É importante que a sua impressora tenha autonomia de acordo com a sua necessidade, pois isso fará que a sua produção mensal seja atendida com mais perfeição pelo equipamento. A discrepância entre a autonomia e a necessidade real pode gerar outras questões como necessidade de manutenção.
Lembre-se que há um fator determinante nesta escolha: se a impressão será colorida ou preto e branco. O consumo de tinta das impressoras altera consideravelmente quanto se muda a impressão.
Algumas das melhores impressoras para esse tipo são as seguintes:
Multifuncionais: são ótimas porque fazem um trabalho com grande demanda e com custo pequeno. Cópias, impressões e scanners são algumas funções que as impressoras multifuncionais realizam;
Impressora à laser: esse tipo de impressora é ótimo para home office, pois ela atende a diversos tipos de documentos e não oferece risco para atolamento de papel e evita o máximo de falhas na impressão;
Jato de tinta: é uma impressora super econômica e muito boa para demandas pequenas ou médias. Se seu home office trabalha com clientes pequenos, ela é ideal. O custo com o equipamento é baixo, há variedade para compra de suprimentos e de carga.
Mas em meio às melhores impressoras, há também as piores. Impressoras térmicas e as com cera sólida são as piores para home office especialmente pelo custo com manutenção. Elas exigem a aquisição de novos equipamentos para dar mais durabilidade às impressões e por conta disso os custos operacionais se tornam ainda mais caros.