Blog
Quando fazer a Manutenção da sua Impressora
Se você usa sua impressora constantemente ou está pensando em adquirir uma para uso doméstico, empresarial ou até mesmo para personalizar produtos com sublimação ou foto
produtos, uma das possíveis dúvidas é: De quanto em quanto tempo deve-se fazer uma
revisão em sua impressora.
IDENTIFICANDO O PERFIL DE USO
A primeira questão que deve ser analisada e levada em consideração é quanto ao perfil de uso da impressora, ou seja, se o equipamento é utilizado constantemente ou poucas vezes por dia ou semana. Essa é uma das principais informações que levarão você a prever de
quanto em quanto tempo sua impressora precisará ser revisada por uma equipe técnica, afim de garantir que o funcionamento de seu equipamento esteja em perfeito estado, bem como as impressões realizadas pelo mesmo estejam de acordo com sua necessidade e
expectativa, bem como a do mercado e seus respectivos clientes, caso você ofereça trabalhos de impressão ou personalização.
USO CONSTANTE
Caso você utilize sua impressora constantemente, ou seja a impressora é utilizada diariamente realizando várias impressões em preto ou coloridas, requer uma atenção maior em seu Coletor de resíduos, garantindo que o mesmo não transborde com os restos de tintas eliminados pela impressora em suas limpezas de cabeça. Caso você não utilize um coletor de resíduos em seu equipamento, sua atenção deve ser redobrada, uma vez que a tinta eliminada é direcionada para as almofadas internas de sua impressora, que se porventura saturarem toda tinta acabará transbordando no interior de seu equipamento, podendo causar com isso até mesmo a queima da placa central de sua impressora. Com isso a recomendação de revisão e manutenção de sua impressora é de 6 em 6 meses, a fim de evitar que seu equipamento apresente quaisquer danos internos ou prejudique as impressões que seu equipamento realiza diariamente.
USO ESPORÁDICO
Agora, caso sua impressora seja utilizada poucas vezes por semana, sua revisão e manutenção pode levar o dobro do tempo, conforme citado anteriormente, ou seja, 1 ano. Mas vale ressaltar que tanto para o uso constante quanto para o uso esporádico o período sugerido seja uma regra. É extremamente importante que você conheça o funcionamento completo de seu equipamento, assim você saberá reconhecer possíveis falhas, erros ou até mesmo problemas que sua impressora poderá apresentar no decorrer do tempo de uso.
DICAS IMPORTANTES
Independente do quanto sua impressora trabalhe, é extremamente recomendável que você fique de olho não somente em seu coletor de resíduos conforme detalhado anteriormente, mas também nos reservatórios de tinta (Bulk Ink) ou EcoTank, no caso das impressoras Epson série “L”, principalmente se você utiliza tinta pigmentada ou sublimática. As Tintas Pigmentadas e Tintas Sublimáticas possuem uma pigmentação em sua composição química, onde caso não sejam utilizadas por um período muito longo acabam se separando da composição original da tinta e por fim acabam indo para o fundo do reservatório de tinta de sua impressora e quando realizado qualquer impressão esses pigmentos vão passam pelo sistema de mangueiras e chegam até o cartucho, provocando assim o entupimento das cabeças de impressão de sua impressora, uma vez que as mesmas são extremamente delicadas e finas.
A solução neste caso é realizar impressões com seu equipamento, nem que sejam com cores “chapadas” das cores: Ciano (Azul), Magenta (Vermelho), Yellow (Amarelo) e Black (Preto). Isso garantirá que a tinta no sistema de sua impressora esteja sempre em
movimento, evitando assim que os pigmentos presentes nas tintas Pigmentadas e Sublimáticas separem-se e entupam as cabeças de impressão de seu equipamento.
A utilização do sistema de bulk ink é indicado para quem imprime, no mínimo, 10 páginas por dia. Apesar deste sistema oferecer algumas vantagens, é necessário analisar seu custo/benefício e verificar se ele é realmente vantajoso para suas necessidades, para não acabar com um aparato desnecessário instalado na sua impressora.