Blog
Dica para imprimir fotografias em impressora caseira.
Se você gosta de ter suas fotos impressas e deseja fazer isso sem sair de casa ou até mesmo vender fotos. Confira nossas dicas.
Bons locais para montar uma lojinha de impressão são nas proximidades de escolas e faculdades, onde o seu público alvo estará sempre presente. Além da impressão, com a mesma máquina é possível oferecer serviços de cópia de arquivos (que funcionará da mesma forma que uma xerox) e escaneamento.
1° Dica: Procure impressoras especiais para fotografia. Existem diversos modelos para você escolher, dependendo do seu objetivo, já que cada impressora apresenta diferentes tipos de impressão e características.
Impressoras fotográficas a jato de tinta podem ser a melhor opção para aqueles que querem fotografia de alta qualidade, mas também usam o equipamento para textos. Já as com tecnologia de impressão a laser são ideais para ambientes corporativos, pois são bem mais rápidas. As de sublimação possuem a melhor resolução, utilizando base de tinta sob forma de fita.
2º Dica: Escolha do papel faz toda a diferença na hora de conseguir um melhor resultado na impressão da fotografia. A folha de impressão A4 comum absorve muita tinta e prejudica a qualidade do material, portanto, o ideal é investir em um papel fotográfico. Você pode optar entre o fosco (matte) e o brilhante (glossy), dependendo do objetivo e do gosto do usuário
O glossy é o papel típico das fotografias, e deixa as cores mais vivas. Já o matte é indicado para imagens em preto e branco, pois não refletem tanto a luz. É recomendado testar o tipo de papel antes de comprar grandes quantidades, já que modelos diferentes de impressora podem apresentar resultados variados em cada tipo de pape
Se você prefere não investir em um modelo voltado para a impressão fotográfica e utiliza uma impressora comum para isso, também existem dicas que podem te ajudar a conseguir uma impressão de boa qualidade. Depois de escolher o tipo de papel, você usar a configuração melhor para ele.
Você pode imprimir a partir de programas gratuitos e especializados para impressão e reprodução de fotos de maneira caseira como, por exemplo, o PhotoScape ou mesmo os programas de edição que você está acostumado a editar suas fotos.